Aliviando a dor pela acupuntura

A antiga arte da acupuntura tem sido usada na Ásia há séculos para tratar muitas doenças e aliviar a dor. Agora está sendo utilizado nos Estados Unidos e outros países ocidentais para aliviar a dor lombar, as dores de cabeça, fibromialgia, e cólicas menstruais – e muito mais.

A acupuntura tradicional chinesa envolve a inserção de agulhas extremamente finas na pele em pontos de acupuntura específicos “.” Isso pode aliviar a dor pela liberação de endorfinas, substâncias químicas analgésicas naturais do corpo, e por afetar a parte do cérebro que governa a serotonina, uma substância química do cérebro envolvida com humor.

Na acupuntura chinesa, o acupunturista pode virar ou girar as agulhas ligeiramente ou aplicar calor ou estimulação elétrica para melhorar os efeitos. Também pode queimar uma erva terapêutica perto da pele; isso é chamado de moxabustão.

Uma forma japonesa de acupuntura envolve mais inserção de agulha rasa do que em acupuntura chinesa, e as agulhas normalmente não são manipuladas. Acupuntura coreana centra-se na aplicação de agulhas em pontos apenas localizados nas mãos e nos pés.

O acupunturista insere normalmente, de quatro a 10 agulhas e as deixa nos pontos por 10 a 30 minutos, enquanto você descansa. Um curso de tratamento usual inclui seis a 12 sessões ao longo de um período de três meses.

Acupressão, uma técnica semelhante à acupuntura, não usa agulhas. Em vez disso, o praticante usa suas mãos para aplicar pressão profunda em pontos de acupuntura.

A acupuntura é geralmente bastante segura, e a taxa de complicação parece ser bastante baixa. Uma revisão de complicações relacionadas com a acupuntura relatados em revistas médicas descobriram que o problema mais grave foi a inserção acidental de uma agulha no espaço pleural entre o pulmão e a parede torácica (mas isso é raro). O advento de usar agulhas descartáveis eliminou os riscos de infecções transmitidas pelo sangue, como hepatite B ou HIV.

Será que a acupuntura realmente funciona para acabar com a dor? A evidência é mista, com alguns estudos que mostram que a acupuntura alivia a dor e outros que mostram que ele funciona melhor do que a acupuntura “sham” (procedimentos projetado para imitar a acupuntura, mas não ter nenhum efeito real, seve como um placebo, ou como a “pílula de açúcar”, utilizada em estudos de medicação. Um dos problemas para decifrar estes resultados é que a maioria dos estudos de acupunctura tem sido pequeno. O projeto de técnicas de acupuntura “sham” também tem variado muito, o que dificulta qualquer comparação. Também é possível que a acupuntura funciona para algumas pessoas e não para outras.

Se você decidir tentar acupuntura…

Para saber mais sobre o tratamento de condições de dor comuns e aprender sobre outras soluções mente-corpo para aliviar a dor, compre o estudo sobre o alívio da dor, um relatório especial de Saúde da Harvard Medical School.

* “Tradução do relatório do departamento de Saúde da Harvard Medical School: “Relieving pain with acupuncture” julho 2016.

Etiquetas: , , , ,

Leave a Reply

Your email address will not be published.