Feliz 2016 sem estresse

Crises políticas, econômicas e instabilidade social aumentam as mortes por ataques cardíacos, possivelmente relacionado ao estresse. Essas observações fora constatadas na Grécia, quando passou por forte depressão financeira recente.

Quando era interno em um grande hospital de Brasília, passei um tempo no departamento de cardiologia. Certo dia, o chefe da especialidade alertou-me sobre o exame de cateterismo de um paciente que sentia fortes dores no peito. O resultado era preocupante! A maior parte das artérias coronárias estavam entupidas e numa delas com obstrução de 90% ! O paciente estava prestes a um infarto agudo do miocárdio-IAM… provavelmente fatal.

Minha missão era localizar esse paciente, um pedreiro que trabalhava numa obra distante do hospital, para alertar do seu diagnóstico e começar prepará-lo para a cirurgia de revascularização do miocárdio-RM.

Algum tempo depois, localizei o paciente e pedi que viesse urgente para o hospital, acompanhado de alguma pessoa da família e também ciente que poderia ser submetido a uma cirurgia. O pedreiro concordou e disse que viria imediatamente.

No dia seguinte, o paciente chegou no hospital, muito cansado. Perguntei por que não tinha vindo no dia anterior e ele calmamente me disse que demorou porque veio de bicicleta? e, a cada quilômetro tinha que parar para respirar e descansar: porque “sentia uma dor chatinha? no peito”… Fiquei apavorado!

Só para esclarecer, a distância da obra onde ele trabalhava até o hospital, era de uns 10 km…imagine de bicicleta e com dores no peito! Quando o meu chefe, cardiologista experiente, escutou a história toda olhou para mim e disse: “interna o paciente e marca a cirurgia…para quando der! Esse cara não morre tão fácil…”

Cinco dias após, a cirurgia foi feita e o nosso paciente ficou ótimo, melhor que antes, e com um coração pronto para novas pedalas.

Moral dessa história: o que acaba primeiro com a saúde é o estresse…

Ainda bem que existe Acupuntura, para combater todo esse estresse que o país vive atualmente e a atinge em cheio todas as pessoas que trabalham e sonham por dias melhores…

Que em 2016 a economia e a política do Brasil melhorem, e com isso a saúde física e mental dos brasileiros melhorem também.

Um Feliz Ano Novo para todos!!!

Etiquetas: ,