Modalidades


Agulhas

A agulha usada para o tratamento de acupuntura é de aço inox polido e muito fina. Para se ter uma idéia, dentro da luz de uma agulha hipodérmica, essas que são usadas para injeção, cabem 3-4 agulhas de acupuntura. A ponta da agulha de acupuntura também tem um desenho único: é redonda e não cortante como a agulha de injeção. Toda essa tecnologia faz com que a agulha de acupuntura não produza qualquer lesão ou dor ao ser introduzida no ponto.

O especialista, após a inserção da agulha, faz uma pequena rotação ou vibração no cabo da agulha para melhorar os resultados do tratamento. O paciente pode sentir então a sensação de calor, choque ou relaxamento.

Ventosa

Pequeno copo de vidro com borda grossa que, através do vácuo produzido pela queima do ar interno ou, extração por bomba pneumática, fixa-se na pele, por alguns instantes, produzindo pressão negativa que pode chegar há várias atmosferas. A ventosa estimula fortemente a circulação de sangue e de linfa na região tratada estimulando assim o fluxo de Qi.

MOXABUSTÃO

Ë a técnica de tratamento do ponto de acupuntura sem agulha. É usado um pequeno chumaço de uma erva chamada artemísia que é queimado diretamente no ponto ou, em cima de uma rodela fina de gengibre, para proteger a pele de queimaduras.

Os efeitos da moxabustão são comparados aos da inserção de agulhas. Trata-se, portanto, da opção natural para os pacientes que sofrem de algum tipo de aversão à agulha.

ELETROACUPUNTURA E LASERACUPUNTURA

A eletroacupuntura é feita utilizando um aparelho – eletroestimulador - que gera pulsos elétricos de freqüência e intensidade variável, de baixa voltagem/amperagem, direcionado para a agulha ou diretamente para a pele. Atualmente também esta sendo utilizado o raio Laser para tratar pontos de acupuntura.